Em relação à língua, linguagem, variações linguísticas, leia as alternativas, coloque (V) verdadeira ou (F) falsa e assinale a alternativa devida.
( ) Há variações linguísticas entre as formas que a Língua Portuguesa assume nas diferentes regiões em que é falada. Basta pensar nas evidentes diferenças entre o modo de falar de um gaúcho e um cearense. Essas variações regionais constituem os falares e os dialetos.
( ) O Português empregado pelas pessoas que têm acesso à escola e aos meios de instrução difere do Português empregado pelas pessoas privadas de escolaridade. Algumas classes sociais, assim, dominam uma forma de língua que goza de prestígio, enquanto outras são vítimas de preconceito por empregarem formas de língua menos prestigiadas.
( ) O exercício de algumas atividades requer o domínio de certas formas de língua chamadas técnicas. Abundantes em termos específicos, essas variantes têm seu uso praticamente restrito ao intercâmbio técnico de engenheiros, médicos, químicos, linguistas e outros especialistas.
( ) Em diferentes situações comunicativas, um mesmo indivíduo emprega diferentes formas de língua. Basta pensar nas atitudes que assumimos em situações formais, (por exemplo, um discurso numa solenidade de formatura) e em situações informais, (uma conversa descontraída com amigos). A fala e a escrita também implicam profundas diferenças na elaboração de mensagens.