Computação em Nuvem constitui uma forma rápida, eficiente e segura de acessar informações e aplicativos online em vez de construí-los, gerenciá-los e mantê-los em seu próprio disco rígido ou servidores.
Ao decidir sobre a nuvem que deseja implementar, uma empresa também deve considerar que tipos de serviços de computação em nuvem deseja acessar. Existem três escolhas principais, sendo duas caracterizadas a seguir.

I. É o tipo mais comum de computação em nuvem. Enquanto os usuários tradicionalmente precisavam baixar e instalar software em seus computadores, essa modalidade fornece aplicativos completos e prontos para uso pela internet, o que economiza muito tempo para a equipe técnica. A manutenção e a resolução de problemas ficam inteiramente a cargo do fornecedor.
II. É o tipo que oferece uma abordagem de escolha e seleção para a computação, que parte do pressuposto que a empresa já possui alguma infraestrutura básica de Tecnologia da Informação - TI em funcionamento. É melhor para organizações que possuem seus próprios sistemas operacionais, mas desejam ferramentas para dar suporte a esses sistemas ao longo do tempo.

Os dois tipos de computação em nuvem caracterizados em I e em II são conhecidos, respectivamente, pelas siglas: