Venda de agrotóxicos banidos em países europeus explode e Brasil é o maior consumidor
Enquanto criam regras restritivas e promovem o banimento de diversos produtos químicos de uso agrícola, países europeus seguem produzindo e exportando agrotóxicos considerados por eles mesmos altamente nocivos à saúde pública e ao meio ambiente.
[...]
Em 2024, os estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram a exportação de quase 122 mil toneladas de agrotóxicos cujo uso é proibido em suas próprias fazendas. Isso representou um aumento de 50% na comparação com as 81 mil toneladas notificadas em 2018. Em números de produtos,75 agrotóxicos proibidos para proteger a saúde humana e o meio ambiente nos países europeus foram notificados para exportação da UE em 2024. Isso é quase o dobro dos 41 produtos exportados em 2018.
No total, as exportações de agrotóxicos proibidos pela UE foram destinadas a 93 países diferentes no ano passado; 75% deles eram países de baixa e média renda, onde as regulamentações são mais frágeis. Os Estados Unidos são o maior importador, seguido pelo Brasil, o maior mercado mundial de agrotóxicos.
"Como a gente diz no Brasil, dois pesos e duas medidas, que é isso: 'o que para mim é proibido, mas eu exporto para vocês'. Então, é claramente esse 'dois pesos e duas medidas' que a Europa tem adotado", afirma a pesquisadora Larissa Bombardi, autora do livro Agrotóxicos e o colonialismo químico. Ela atribui o aumento significativo da exportação desses produtos a um forte lobby exercido pela indústria química nos países do bloco.
[...]
Em outubro de 2020, a Comissão Europeia prometeu "dar o exemplo" e pôr fim à exportação de agrotóxicos proibidos na União Europeia (UE), como parte de uma nova estratégia para produtos químicos apresentada como um pilar do "Pacto Verde Europeu".
Para Alan Tygel, integrante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, [...]"esse aumento na exportação de agrotóxicos, banidos da União Europeia, para o Brasil e para outros países do Sul Global não provoca um grande espanto, porque a gente que acompanha o dia a dia da política, vem percebendo o avanço da direita, o avanço da extrema direita, e a Europa mostrando a sua verdadeira face, que é a face da pilhagem do lucro a qualquer custo, em cima das vidas e dos territórios do Sul Global e, em especial, do Brasil", destaca.
Tygel lembra que, historicamente, o registro de agrotóxicos no Brasil obedecia a uma análise tripartite, que envolvia o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No entanto, mudanças legislativas foram enfraquecendo o papel das agências reguladoras e dando poderes a mais ao Mapa, dominado pelo lobby do agronegócio. Essa situação tem resultado em um aumento gradativo da liberação dessas substâncias, ainda que um setor do governo defenda abertamente o banimento dos banidos.
"Se a gente olha os dados de 20 anos atrás, só aumenta o uso de agrotóxicos, aumenta a área plantada com agrotóxicos, aumenta o faturamento da indústria de agrotóxicos, que é um faturamento pornográfico. Não há nada na economia brasileira que cresça 8% ao ano nos últimos 20 anos constantemente. Nada, nem inflação, nem PIB, nem lucro de banco, nada. É só o mercado de agrotóxico que cresce nessa taxa", ressalta.
(Disponível em: https://iclnoticias.com.br/agrotoxicos-banidos-brasil-consumidor/. Acesso em: 16 out.2025. Adaptado.)
Leia o excerto a seguir: "Enquanto criam regras restritivas e promovem o banimento de diversos produtos químicos de uso agrícola, países europeus seguem produzindo e exportando agrotóxicos considerados por eles mesmos altamente nocivos à saúde pública e ao meio ambiente."
Analise as sentenças e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) O sujeito dos verbos "criar" e "promover" é "países europeus".
(__) "regras restritivas" e "o banimento" exercem a função de objeto direto, complementando o sentido de seus respectivos verbos.
(__) "Enquanto" é uma conjunção e tem valor temporal. Na construção do excerto, sua função é articular a oração subordinada introduzida por ela à oração principal, construindo uma relação temporal de concomitância entre as duas orações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: