De acordo com Bakhtin (2003, p.282), "falamos apenas através de determinados gêneros do discurso, isto é, todos os nossos enunciados possuem formas relativamente estáveis e típicas de construção do todo. Dispomos de um rico repertório de gêneros de discurso orais (e escritos). Em termos práticos, nós os empregamos de forma segura e habilidosa, mas em termos teóricos podemos desconhecer inteiramente a sua existência [...] esses gêneros do discurso nos são dados quase da mesma forma como é dada a língua materna, a qual dominamos livremente até começarmos o estudo teórico da gramática. A língua materna − sua composição vocabular e sua estrutura gramatical − não chega ao nosso conhecimento a partir de dicionários e gramáticas mas de enunciações concretas que nós mesmos ouvimos e nós mesmos reproduzimos na comunicação discursiva viva com as pessoas que nos rodeiam".

(Citação extraída do Currículo da Educação Básica Municipal de Blumenau,2021, p.58-59.)

Tendo como referência essa citação, analise as assertivas que seguem a respeito do trabalho pedagógico em Língua Portuguesa:

I.Tem como objeto de ensino e de aprendizagem o texto-enunciado em seus contextos de uso, em práticas interligadas: leitura, produção de texto e análise linguística para a produção de discursos e para a compreensão leitora.
II.Preza pelo ensino da gramática normativa desde os anos iniciais, uma vez que os estudantes serão bons escritores e bons leitores apenas se dominarem a norma padrão da língua.
III.É preciso considerar as esferas de atividade humana nas quais circulam os gêneros do discurso, trabalhando com práticas de linguagem que se sustentam nas situações concretas da vida social dos estudantes.

É correto o que se afirma em: