Em relação aos procedimentos de coleta de material botânico pertencentes a diferentes grupos taxonômicos a ser incorporado em um herbário, considere as seguintes afirmações.
I- As plantas herbáceas e subarbustivas devem ser coletadas inteiras, isto é, incluindo o sistema radicular, rizomas, tubérculos ou bulbos (quando presentes) além da parte aérea que inclui caule, folhas, flores e frutos (quando possível).
II- Plantas com hábitos lianescentes ou trepadores devem ser coletadas extraindo-se ramos que contenham estruturas vegetativas e reprodutivas (quando presentes).
III- No caso das plantas vasculares, devem ser coletados ramos de qualquer tamanho, contendo folhas jovens e estruturas reprodutivas (flores e frutos).
IV- Cactos devem ser coletados de acordo com o porte e a forma da planta, amostrando-se secções longitudinais e transversais que exponham o formato do espécime, o número e distribuição de costelas, aréolas e espinescências, além das estruturas reprodutivas (flores e frutos). Cactos globosos, também discos do cefálio (estrutura reprodutiva especializada característica do grupo) e da base com estrutura do caule e da raiz. Cactos complanados (palmas) devem ser coletados e prensados integralmente.
É CORRETO o que se afirma apenas em: