Estações pressurizadoras de água (boosters) e estações de redução de pressão são duas instalações assessórias do sistema de abastecimento de água para consumo humano, com mecanismos de funcionamento distintos, e que possuem objetivos que podem se assemelhar, no que compete à segurança do sistema de abastecimento, em especial, sobre as pressões de água. Sobre essas características gerais, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um booster de água potável é uma instalação que aumenta a pressão e a velocidade da água com o intuito de alcançar unidades consumidoras que se localizam em regiões com cotas mais elevadas ou distantes da central de distribuição, podendo atuar em substituição a reservatórios de água elevados.
( ) Em redes de distribuição, é comum que a redução da pressão nas tubulações seja feita por reservatórios ou por caixas de quebra-pressão; contudo, onde há carência de áreas livres ou onde o custo dos terrenos seja muito elevado, as válvulas redutoras de pressão são empregadas com sucesso, porque podem ser instaladas na via pública, apesar das maiores necessidades de manutenção e de ajustes operacionais.
( ) Pressurizadores de rede de água potável do tipo booster são dispositivos de bom custo/benefício em redes de distribuição de água potável, que permitem elevar a linha piezométrica do sistema. Entre seus custos principais, listam-se a necessidade de construção de poço de sucção com escavação do terreno e gastos com energia elétrica. Por sua vez, entre seus benefícios, listam-se a pequena área para construção e a reduzida necessidade de manutenção.
( ) A influência das pressões de água na rede de abastecimento público atua de forma que, para maiores pressões na rede, as tubulações deverão suportar maiores pressões nominais. Além disso, com maiores pressões requeridas, o custo energético de bombeamento aumentará, já que este custo é diretamente proporcional à altura manométrica de impulsão.
( ) As pressões hidráulicas aceitáveis que podem atuar em cada ponto das tubulações das redes de distribuição são conhecidas como “pressões de trabalho”. Para atender suas demandas, os projetistas devem estimar as situações de pressão média dos esforços hidráulicos. Dessa forma, os erros são diminuídos, tanto na ocorrência das pressões mínimas quanto na ocorrência das pressões máximas.

Marque a sequência correta.