"Com o prolongamento do estado de jejum, uma vez que nenhum alimento é ingerido, ao mesmo tempo em que ocorre uma diminuição acentuada da concentração de glicogênio hepático, o organismo torna se dependente da gliconeogênese hepática, primariamente a partir de glicerol, lactato e aminoácidos. O ciclo de Cori e o ciclo alanina glicose (Figura 1) desempenham um papel relevante, porém não fornecem carbonos para o saldo de síntese de glicose".
Fonte: Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença / Silvia Maria Franciscato Cozzolino, Cristiane Cominetti . -- Barueri, SP : Manole,2013.

Q37.png (345×261)

Com base nos processos descritos no contexto acima, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) No jejum, o músculo consiste em uma fonte de aminoácidos utilizados na gliconeogênese hepática, especialmente alanina e glutamina.
(__) O fígado utiliza a acetil-CoA derivada da oxidação de ácidos graxos como principal fonte de carbonos para a síntese de glicose durante o jejum.
(__) Após o jejum, o glicogênio hepático é ressintetizado diretamente a partir da glicose sanguínea, e não pela via indireta via lactato e aminoácidos.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.