As dimensões do Brasil são responsáveis pelo fato de a musicoterapia ter aparecido simultaneamente em diferentes regiões do país. Numa perspectiva histórica, a Musicoterapia começou a se desenvolver no Brasil inicialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e no Rio de Janeiro. As primeiras medidas oficiais sobre a especialidade da Musicoterapia aconteceram com a fundação em 1968 de duas associações de Musicoterapia: Associação Brasileira de Musicoterapia e a Associação Sul Brasileira de Musicoterapia, onde agregavam membros de diferentes áreas que utilizavam a música em seus trabalhos com objetivos terapêuticos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.

( ) Rio de Janeiro – anos 50. O Hospital Pinel do Rio de Janeiro, uma instituição psiquiátrica, oferece musicoterapia para seus pacientes. Estas atividades eram coordenadas pelo Dr. Jacques Nirenberg, um psiquiatra e músico, que mais tarde foi um dos presidentes da então Associação Brasileira de Musicoterapia.
( ) Em 1952, quatro anos após a criação da Associação Brasileira de Musicoterapia, um curso de musicoterapia foi fundado no Conservatório Brasileiro de Copacabana, no Rio de Janeiro, por vários professores de música. Este esforço também foi liderado por médicos psiquiatras que atuavam com deficientes intelectuais na Sociedade Pestalozzi do Brasil.
( ) Paraná - a Musicoterapia no Paraná começou com o trabalho da Professora Clotilde Espínola Leinig. Em 1952, ela começou uma busca por literatura profissional sobre o tópico através de contato com instituições que utilizavam musicoterapia de uma forma sistemática. Em 1969 foi criado um Curso de Especialização em Musicoterapia na Faculdade de Educação do Estado do Paraná.
( ) Rio Grande do Sul - anos 60. O trabalho com musicoterapia teve início no Hospital Psiquiátrico São Pedro com a Dra. Di Pâncaro e, também, em escolas especiais para deficientes intelectuais. Muitas pessoas contribuíram para o desenvolvimento da musicoterapia no Estado, particularmente psicólogos e assistentes sociais do serviço público estadual.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.