A NBR 5419 é a norma técnica brasileira que estabelece os requisitos para o projeto, instalação, manutenção e inspeção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Ela é emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e segue diretrizes internacionais da IEC 62305. O principal objetivo da norma é minimizar riscos a pessoas, animais, edificações, estruturas e instalações, causados por raios e surtos elétricos. A NBR 5419 está dividida em quatro partes:

Parte 1 − Princípios gerais: define termos, conceitos e fundamentos.

Parte 2 − Gerenciamento de risco: orienta na avaliação e cálculo do risco de descargas atmosféricas para determinar a necessidade de SPDA.

Parte 3 − Danos físicos a estruturas e perigos à vida: trata de métodos e parâmetros para proteção física das edificações e segurança das pessoas.

Parte 4 − Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura: orienta sobre proteção contra surtos e interferências causadas por raios.


Essa norma é fundamental para garantir a segurança de instalações prediais, industriais e áreas abertas, sendo aplicada tanto em projetos novos quanto em adequações de sistemas existentes. De acordo acordo com a Parte 3 dessa norma, é correto afirmar que: