Durante o Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora, um dos maiores eventos que ocorre na cidade de Camboriú-SC, foi autorizada a montagem de uma tenda metálica para uso durante o evento. Em determinado dia, uma pessoa encostou na estrutura metálica da tenda, recebeu um choque elétrico de 220 V e infelizmente foi a óbito. O engenheiro eletricista da prefeitura, responsável pela instalação elétrica da tenda, por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica − ART, foi chamado para prestar depoimento e apresentou comprovação de que havia realizado a instalação conforme as exigências da NBR 5410 e da NR-10, incluindo todos os dispositivos de proteção necessários. A perícia do Instituto Geral de Perícias − IGP foi acionada e constatou que, durante o evento, dois fatos simultâneos ocorreram e contribuíram para o acidente:

Os cabos responsáveis pelo aterramento das partes metálicas da estrutura haviam sido furtados na noite anterior ao acidente, sem que ninguém percebesse o ocorrido.

No dia do acidente, percebendo que o sistema de proteção estava desarmando constantemente e atrapalhando sua pregação, um pastor, com a boa intenção de evitar a paralisação da atividade, ordenou que os seguranças do evento removessem o dispositivo que estava desarmando, realizando uma ligação direta (bypass) no componente. O dispositivo de proteção removido indevidamente era justamente aquele destinado a proteger as pessoas contra choques elétricos.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do dispositivo de proteção que foi removido: