As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir, especialmente considerando a internet. Nesse contexto, a viralização de conteúdos/publicações fomenta fenômenos em que as opiniões importam mais do que os fatos em si, torna-se menos importante checar/verificar se algo aconteceu do que simplesmente acreditar que aconteceu e as fronteiras entre o público e o privado são recolocadas. A partir dessa perspectiva das novas práticas de linguagem e do papel da escola na formação dos estudantes, analise as assertivas que seguem e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Compete à escola impor a tradição a qualquer custo, mas a partir da reflexão sobre as redefinições desses limites.

(__)É necessário, no contexto escolar, desenvolver habilidades para o trato com essas mudanças, inclusive refletindo sobre questões envolvendo o excesso de exposição nas redes sociais.

(__)Compete à escola garantir o trato, cada vez mais necessário, com a diversidade e com a diferença.

(__)É necessário que a escola contemple de forma crítica as novas práticas de linguagem e produções, a fim de atender às muitas demandas sociais que convergem para um uso qualificado e ético das tecnologias digitais de informação e comunicação.

(__)Cabe à escola fomentar o debate e outras demandas sociais que cercam essas práticas e usos, uma vez que é preciso saber reconhecer os discursos de ódio, refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e ataque a direitos, aprender a debater ideias, considerando posições e argumentos contrários.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: