No ensino de Língua Portuguesa, o trabalho com a leitura é tomado de modo amplo, não se prendendo apenas ao texto escrito, mas a outras manifestações textuais (imagens estáticas ou em movimento e som), e compreendendo dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e de reflexão em torno dos textos. A respeito da leitura no ensino de Língua Portuguesa, espera-se que o(a) estudante desenvolva a habilidade de:

I.Identificar e refletir sobre as diferentes perspectivas ou vozes presentes nos textos e sobre os efeitos de sentido do uso do discurso direto, indireto, indireto livre, citações etc.

II.Estabelecer relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de produções como as paródias e a estilizações.

III.Relacionar o texto com suas condições de produção, seu contexto sócio-histórico de circulação e com os projetos de dizer: leitor e leitura previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas em jogo, papel social do autor, época, gênero do discurso e esfera/campo em questão etc.

IV.Refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações, as temáticas, os fatos, os acontecimentos, as questões controversas presentes nos textos lidos, sem a necessidade de se posicionar.

É correto o que se afirma em: