Leia o texto a seguir:



“O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue no Brasil faz parte "de um grande aumento em escala global" da doença e que, "a exemplo de muitos países, também enfrenta desafios significativos".


Em visita ao Brasil, ele participou do lançamento de um plano do Ministério da Saúde para eliminação de doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social, como malária, doença de Chagas, sífilis, hepatite B e HIV.


A visita dele ao Brasil acontece em meio ao aumento de casos de dengue no país. O total registrado em janeiro já ultrapassou todos os casos de 2017, quando foram contabilizadas 239.389 notificações.”



Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/02/07/diretorgeral-da-oms-diz-que-surto-de-dengue-no-brasil-faz-parte-degrande-aumento-em-escala-global-da-doenca.ghtml (Acesso em 09 de fevereiro de 2024)



Uma das formas de combate à dengue utilizadas no Brasil consiste na aplicação de inseticidas, que pode ser realizada de forma residual ou espacial. Além da dengue, outra doença que pode ser combatida pela aplicação de inseticidas é: