Sobre os fundamentos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e da Política Nacional de Medicamentos (PNM), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A Assistência Farmacêutica, segundo a PNAF, compreende um conjunto de ações que inclui pesquisa, produção, seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação e acompanhamento da utilização de medicamentos, devendo sempre contemplar o uso racional como eixo estruturante.

( ) A descentralização da gestão da Assistência Farmacêutica, prevista na PNM, implica autonomia técnica plena dos municípios para definir sua própria lista de medicamentos sem necessidade de alinhamento com a RENAME.

( ) A Atenção Farmacêutica, segundo a PNAF, é distinta e independente da Assistência Farmacêutica, pois refere-se exclusivamente à relação clínico-assistencial entre farmacêutico e usuário, não compondo o conjunto de ações da política pública.

( ) A programação de medicamentos, conforme descrito no ciclo da Assistência Farmacêutica, deve considerar consumo histórico, perfil epidemiológico e capacidade financeira do gestor, sendo incorreto baseá-la exclusivamente na demanda espontânea.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada