Leia os trechos presentes nos quadros a seguir.



"A comunicação organizacional é considerada como um processo dinâmico por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as subpartes da organização se conectam entre si. Por conseguinte, a comunicação organizacional pode ser vista como fluxo de mensagens dentro de uma rede de relações interdependentes."


KUNSCH, M. M. K. Relações Públicas e Modernidade. Novos Paradigmas da Comunicação Organizacional. São Paulo: Summus,1997, p.68.



"As barreiras, ruídos ou interferências são fatores inibidores da eficácia da comunicação, descaracterizando a mensagem e o objetivo pretendido."


HEDLER, H. C. et al. Barreira a comunicação organizacional: um estudo em uma organização pública do governo do Distrito Federal. Revistas dos Estudos da Comunicação, Curitiba, v.16, n.40, p.169,2015.



Quando o emissor manipula a mensagem de acordo com os seus próprios interesses, de modo que a mensagem favoreça o seu ponto de vista ou o que ele deseja que o receptor decodifique, impõe-se à comunicação uma barreira conhecida como