Texto 1
Videira está entre os 20 municípios catarinenses com maior movimento econômico
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) divulgou os dados estimados do Índice de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o próximo ano. Os números são baseados no valor adicionado (VA) de cada município em 2020, e Videira aparece entre os 20 municípios com maior participação no Estado.
Videira aparece na 19ª colocação entre os municípios com maior participação no IPM (0,93%), logo após São Bento do Sul (0,98%), e à frente de Balneário Camboriú (0,90%), voltando a figurar entre as maiores economias do estado, o que trará mais representatividade para o município e para região. Esses números reforçam a importância de Videira no cenário econômico estadual. Em relação à região Oeste, Videira aparece entre os cinco municípios com maior movimento econômico, resultado da força do trabalho videirense e do empenho da administração municipal e dos investimentos por parte da classe empresarial.
O IPM é calculado anualmente pela SEF/SC, que considera como principal critério o movimento econômico, também conhecido como valor adicionado (VA), para compartilhar com as cidades o ICMS recolhido pelo Estado. A lei regulamenta que o Governo do Estado deve repassar 25% da arrecadação de ICMS aos municípios, sendo que 15% desse total são divididos igualmente entre os 295 e 85% são distribuídos de acordo com o VA, que em 2020 foi de R$ 258.228.517.190,34. […]
Disponível em: https://aciav.org.br/videira-esta-entre-os-20- municipios-catarinenses-com-maior-movimento-economico/ Acesso em: 02 de dez.2022. Publicado em 15 de dez.2021. Adaptado.