Diversas doenças crônicas são de progressão lenta debilitando os portadores que evoluem com perda da capacidade de autocuidado. Nesses casos, em geral, a família assume os cuidados, sendo que um dos familiares assume a maior carga. Considerando o contexto trazido, avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta:



1-A assistência da enfermagem familiar pode ser a mais indicada para acompanhamento de casos de pacientes com perda da capacidade de autocuidado por trabalhar com o contexto familiar em busca do melhor em saúde durante e após a doença.


2-Uma equipe de saúde da família de referência pode garantir o atendimento básico de toda a família que reside junto ao paciente com perda da capacidade de autocuidado. O atendimento multiprofissional pode gerar um sentimento de amparo por parte dos familiares, além de ser o elo do paciente com os demais pontos de assistência da RAS.



3-O paciente portador de doença crônica deve ser referenciado para a atenção secundária, que assumirá o cuidado integral deste haja vista esse nível de atenção contar com equipe de especialistas que garantirá o atendimento não só do paciente, mas também dos cuidadores, que normalmente precisam de acompanhamento da equipe de saúde mental.