Conforme o Guia de Medicina Ambulatorial Hospitalar (UNESP), as modificações com relação à consistência englobam não apenas a apresentação da dieta, com alimentos ou preparações na forma líquida, pastosa ou de consistência mais sólida, mas também fatores nutricionais que interferem no trabalho digestivo associado ao tipo de dieta, com teor de fibra, resíduos, gordura e tempo de cocção. Relacione o tipo de dieta com a sua descrição e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Dieta Líquida Restrita.2. Dieta Líquida Completa.3. Dieta Branda.4. Dieta Pastosa.
( ) Embora apresente alimentos em sua consistência sólida e pareça bastante semelhante à dieta normal, possui características que conferem uma melhor digestibilidade como restrição em teor de fibra, lipídeos da dieta.
( ) Geralmente é a primeira após jejum de pós-operatório de cirurgias do aparelho digestivo. Por conter apenas chás frescos, refrescos e caldos de legumes, esta dieta é bastante restrita quanto a seu conteúdo de resíduos e requer o mínimo de trabalho digestivo.
( ) É a etapa seguinte da evolução dietética após a dieta líquida restrita. Os pacientes capazes de tolerá-la bem, poderão suportar também alimentos de consistência sólida atendendo à evolução dietética prevista, a menos que possuam limitações importantes de deglutição e refluxo.
( ) Requer o mínimo de mastigação. A digestibilidade ainda está facilitada, porém a variedade de alimentos incluídos, composição e volume das refeições ela passa a requerer maior integridade funcional do processo digestivo e absortivo.