A deterioração dos alimentos pode ser influenciada por fatores físicos, como temperatura e umidade, além de fatores químicos, como a presença de oxigênio. Assim, a conservação de alimentos em ambientes secos e frescos é desnecessária, pois não impacta sua qualidade.