Em uma escola de São Francisco (MG), um aluno de 12 anos foi flagrado praticando atos de vandalismo nas dependências da instituição. A direção da escola, preocupada com a situação, decidiu notificar os responsáveis e o conselho tutelar. Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, qual é a principal medida que deve ser adotada pela escola em relação ao aluno?