Um servidor público estadual de Santa Catarina, após 15 anos de efetivo serviço, foi surpreendido com a notícia de que poderia ser exonerado do cargo por abandono. Ele busca informações sobre os procedimentos e as consequências legais de tal ato, bem como sobre as demais penalidades que podem ser aplicadas a servidores públicos civis no âmbito estadual, conforme a legislação vigente.