O Serviço Social de uma instituição pública dividiu suas ações em  três  eixos:  plantão,  visita  e  acompanhamento  social.  Os  assistentes  sociais  que  trabalham  no  plantão  recebem  os  usuários, promovem o atendimento inicial, fazem uma entrevista  social e o mapeamento das demandas dos usuários. É durante o  atendimento  inicial  que  os  assistentes  sociais  orientam  os  usuários em  relação aos  serviços prestados pela  instituição e os  benefícios que poderão acessar de acordo  com os  seus direitos.  Caso o assistente social do plantão  identifique a necessidade de  aprofundamento  sobre  as  questões  trazidas  pelo  usuário  no  atendimento inicial, fará uma solicitação de visita domiciliar para  a  equipe  destinada  a  esse  fim.  Após  a  realização  da  visita  domiciliar,  a  equipe  desse  setor  elaborará  um  relatório  e,  caso  necessário,  o  usuário  será  atendido  pela  equipe  de  acompanhamento  social.  Durante  a  realização  das  visitas  domiciliares, cabe ao assistente social: