Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:
I. O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento dos praticantes.
II. Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura mediante o estiramento muscular excessivo.
III. Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.
IV. Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.
V. Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente localizados
VI. Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.
Está correto o que se afirma em