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Em relação ao diagnóstico de Atraso no Desenvol - vimento Global (DSM-5 TR,2022), marque a alternativa correta.
Analise as assertivas, considerando os campos de estudo sobre deficiência para a Psicologia, de acordo com Gesser et. al. (2019).

I. Dinamizar o conhecimento sobre deficiência, com base nas contribuições antropológicas e sociológicas, equilibrando o jogo de forças entre as perspectivas biomédica e sociais, no estudo da deficiência como categoria social.
II. Romper com a dicotomia ainda vigente entre desenvolvimento psicológico normal/anormal, típico/atípico, tendo em vista perspectivas como a da “neurodiversidade”.
III. Aplicar as teorias do desenvolvimento já existentes sobre a constituição do sujeito/personalidade e psicopatologia.
IV. Ampliar o horizonte ético, na formação e atuação do psicólogo, pela defesa da educação inclusiva, que remete à valorização da diversidade, ao cuidado e à vida interdependente, como uma condição humana.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Segundo Bussinger, Silva, Araújo e Santos (2020), em relação à atuação do Psicólogo enquanto Psicólogo Escolar, avalie as assertivas.

I. A Psicologia Escolar pode configurar-se como importante campo científico capaz de contribuir com a formação de professores, em gêneros e sexualidades, acionando, pelo saber da Psicologia, valores, preconceitos e experiências que reposicionem o docente como sujeito e não como instrumento acrítico e passivo da realidade em que vive (Gesser et. al.,2012).
II. É necessário que se compreenda a organização escolar a partir de sua dinâmica institucional, das relações sociais estabelecidas e dos preconceitos engendrados em seu cotidiano. Para intervir no âmbito escolar, é preciso tomá-la como processo, ou seja, em permanente construção e reconstrução, considerando o jogo de forças políticas, históricas, sociais e econômicas que a constituem (Machado, & Souza,2004).
III. Quando se consideram as dimensões de gêneros e sexualidades, na Psicologia, é importante dizer que tanto a Psicologia Escolar como o gênero e a sexualidade nunca foram devidamente tratados como presenças pertinentes ao currículo base da Psicologia (Paula,2016). IV. O movimento denominado Escola Sem Partido atua minimizando toda e qualquer expressão de diferenças, no seio da escola, junto aos docentes, alunos e familiares e melhorando o sistema de medicalização e judicialização dos processos educacionais (Viegas, & Goldstein, 2017).

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Existem duas grandes vias de abordagem, no que se refere ao estudo da personalidade: a idiográfica e a nomotética (Baptista,2010). Pensando nessas duas abordagens, analise as assertivas.

I. Considerava o indivíduo como uma pessoa inteira, cuja vida passa da imaturidade para a maturidade.
II. Considera o indivíduo como uma pessoa inteira e única, cujo processo consiste na concentração de um indivíduo e na observação das suas características em diversas situações.
III. É um conjunto dinâmico constituído por componentes em conflito, dominados por forças inconscientes, e a sexualidade tem um papel crucial.
IV. Faz referência à procura de regras que possam ser aplicadas a vários indivíduos; nesse caso, estudam-se as características de um vasto número de indivíduos, comparando-os entre si.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
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O processo de intervenção para o Transtorno Específico de Aprendizagem (TEAp) deve ser personalizado e multidisciplinar e de acordo com as particularidades de cada indivíduo (Araújo, Silva, & Seabra,2022). Analise as assertivas, considerando o processo de intervenção.

I. Pressupõe-se que haja o engajamento e a integração da família com a escola e com os terapeutas.
II. Deve ser elaborado com base em objetivos e metas claros.
III. Deve considerar o potencial e as competências da criança.
IV. Busca promover estratégias distantes das de metacognição.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.