Filtrar


Questões por página:
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Segundo este documento a Educação Especial pode ser entendida como:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta, em sua introdução, o compromisso com a educação integral como um de seus fundamentos pedagógicos. Segundo esta perspectiva, a concepção de Educação Integral:
O Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei nº 130005/2014, estabeleceu 20 metas para a educação nacional a serem efetivadas ao longo de sua vigência de 10 anos. Estão entre estas metas, EXCETO:
São aspectos que se referem ao processo de avaliação formativa das aprendizagens:
I - O sujeito da avaliação não se centra apenas no estudante, mas também na equipe que intervêm no processo. II - O objeto da avaliação deixa de ser centrado exclusivamente nos resultados obtidos e passa a situar-se prioritariamente no processo ensino-aprendizagem. III - A uniformidade é tomada como valor, sendo medida para reconhecer e validar o processo ensinoaprendizagem.
“Outro fator crucial para o envolvimento dos alunos e sua atuação ativa no processo de construção do conhecimento diz respeito ao modo como se dá o planejamento das atividades, mais especificamente no que se refere à antecipação dos objetivos de aprendizagem por parte do professor” (BACICH, L.; MORAN, J.2017 p.172) NÃO corresponde à noção de planejamento numa perspectiva de participação ativa dos estudantes: