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Maria Montessori elaborou uma teoria baseada no desenvolvimento infantil pautada em um ensino ativo, no qual a criança cria um senso de responsabilidade a partir do seu próprio aprendizado. Para Montessori, a educação consiste em “colocar o indivíduo em condições de forjar seu próprio caminho na vida”.

(MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant,1965, p.95).


Qual a principal característica da Escola Montessoriana?

Esta pedagogia, tem o educador Paulo Freire como autor e propõe uma educação crítica a serviço da transformação social, onde o papel da escola está baseado na formação da consciência política do discente para agir e modificar a realidade e, seus conteúdos são extraídos por meio de temas geradores retirados da problematização do cotidiano dos educandos e desta forma professor e aluno são sujeitos do ato do conhecimento. Assinale a alternativa que corresponda ao nome da pedagogia descrita na questão.

O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

(PORTAL MEC, portalmec.gov.br,2020).


A Política Nacional de Educação Especial (1994) traz qual definição para os educandos portadores de altas habilidades/superdotados?

A Lei nº 13.415/2017 que altera a Lei nº 9.394/96, vigora o art.35-A, §6º com nova redação, assim afirma que a partir da Base Nacional Comum Curricular/BNCC quem estabelecerá os padrões de desempenho esperados para o ensino médio e que serão referência nos processos nacionais de avaliação é a (o):
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB Lei nº 9.394/96, o art.10º prevê que o dever de organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino fica a cargo de qual ente federado?