Filtrar


Questões por página:
Algumas características podem ser identificadas na educação a partir da década de 80, como por exemplo, o redimensionamento da função da educação-modificação de conteúdos e métodos de ensino pelas funções instrumentais e utilitárias, o reordenamento da administração/gestão educacional-efetivação da produtividade, o uso de estratégias e mecanismos de centralização da definição de políticas e da avaliação dos resultados. Enfim, a educação, em especial no ambiente escolar, não é mais algo reconhecido como voluntariado e benevolente, mas sim como uma instituição obrigatória e necessária para:
Durante vários séculos, o foco dos métodos tradicionais de educação era o ensino, a partir da percepção do professor como uma figura de poder sobre o aluno. A partir do século XVIII, com a eclosão das revoluções liberais na Europa e a independência dos Estados Unidos, as escolas pedagógicas passaram a ver com olhos críticos as limitações dessa abordagem de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto histórico de reconhecimento social, como o estudante passa a ser visto?
Observe a sequência lógica abaixo:
1000,999,997,993,985,969, ____,873,745,489
O número que completa a sequência, seguindo o mesmo padrão lógico é:

Os testes psicológicos são ferramentas utilizadas pela psicologia para medir o funcionamento cognitivo e emocional de um indivíduo. Leia com atenção as explicações sobre os testes psicológicos a seguir.


I - Testes de QI ou aptidão: eles são testes para avaliar as diferentes inteligências e o nível de utilização das capacidades cognitivas de uma pessoa;

II - Testes comportamentais: consistem na avaliação emocional de um sujeito diante de objetos, acontecimentos ou outros indivíduos. Eles são capazes de apontar padrões de comportamentos e atitudes;

III - Testes de personalidade: eles são meios de medir o temperamento de uma pessoa frente a diversas situações, por exemplo: estresse ou relaxamento;

IV - Testes neuropsicológicos: esses testes são usados para identificar lesões cerebrais, tanto congênitas quanto as causadas por doenças ou acidentes. Eles detectam problemas físicos que afetam a neurocognição.


Após analisar as afirmativa assinale a alternativa correta.

Jean Piaget, Vygotsky e Wallon são pensadores do processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre pensador e seus pensamentos.