Filtrar


Questões por página:
Em 1965, um psicólogo chamado Bruce Tuckman disse que o desenvolvimento de equipes acontece em 5 estágios: formar, desordenar, normatizar, performar e adiar. Os estágios começam do momento em que um grupo se encontra pela primeira vez até o final do projeto. Cada estágio é apropriadamente chamado e desempenha um papel vital na criação de uma equipe de alto desempenho. Escolha a alternativa que explica corretamente os estágios de desenvolvimento.
Visualizar Questão Comentada
De acordo com Conselho Federal de Psicologia (2013) e Vasconcelos (2011), duas práticas sustentam a atuação dos psicólogos na Política Pública de Assistência: as práticas tradicionais e as práticas emergentes. Sobre elas, assinale a alternativa correta.
Nas alternativas abaixo estão apresentados os fundamentos teóricos e técnicos da psicoterapia psicodinâmica de modo a permitir uma compreensão das diferentes estratégias psicoterápicas. Reconheça os diferentes pressupostos teóricos e técnicos de orientação psicanalítica e suas peculiaridades, exigências e indicações, corretamente.
A terapia familiar realiza-se em sessões conjuntas com vários elementos da família. A intervenção é de curto prazo e orientada para resultados. Comparativamente com as terapias individuais, as sessões são mais espaçadas entre si. Frequentemente envolve tarefas a realizar pela família entre sessões. Todas as abordagens da terapia familiar partem da formulação de uma hipótese sobre a forma como o sintoma se articula no funcionamento da família, e centram a sua intervenção na mudança desse funcionamento. São as Escolas de Terapias Familiares. Sobre o conhecimento dessas Terapias, assinale a alternativa correta.
A Psicopatologia foca na questão do normal e do patológico, uma vez que “o conceito de normalidade psicológica e saúde mental implica um estado de bem-estar psicológico através do qual o indivíduo desenvolve as suas próprias capacidades e potencialidades, pode lidar eficazmente com o stress, trabalha de forma produtiva e com satisfação, sendo capaz de contribuir para a comunidade onde está inserido” (Carvalho Teixeira, 2005). Os vários critérios de distinção entre o normal e o patológico são: