Filtrar


Questões por página:
Considere que um veículo automotor, do tipo automóvel, deslocava-se por uma rodovia reta e plana, margeada por acostamentos e lotes lindeiros no mesmo nível. A pista de rolamento e os acostamentos eram pavimentados com asfalto, com coeficiente de atrito µ1=0,8. Os lotes lindeiros possuíam, na área imediata, pavimentação com pedregulhos, com coeficiente de atrito µ2=0,6. Em seguida, vinha uma área de terra solta, com coeficiente de atrito µ3=0,5. Considere que diante de uma situação de emergência o motorista acionou o sistema de freios do automóvel, produzindo marcas de arrastamento de pneumáticos com extensão de d1=45 metros no piso asfáltico, e com extensão de d2=15 metros no piso de pedregulhos, vindo, em seguida, a ter a marcha do veículo detida na área de terra solta, após percorrê-la por d3=2 metros. Utilize a equação adaptada (Km/h) para o cálculo de velocidade por dissipação de energia cinética, onde “µ” é o coeficiente de atrito, adimensional, e “d” a extensão das marcas pneumáticas deixadas pelo veículo em metros. Admita que o veículo não sofreu danos. Quanto à velocidade com que o veículo trafegava antes de ter acionado o seu sistema de freios, é correto afirmar:
Além do interesse pericial para inferência da dinâmica e da causa do sinistro, a partir das evidências colhidas no levantamento de locais de acidentes de trânsito, qual das ações institucionais de fomento à segurança no trânsito, abaixo listadas, não se enquadra no conceito de trânsito seguro?
Em conformidade com o quanto dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo primeiro, é correto afirmar:
Considere que uma motocicleta trafega por uma via aberta à circulação e, sem motivo aparente, deriva à direita, sem deixar marcas no leito viário, impacta a sua roda dianteira contra a guia da calçada, tomba sobre esta calçada, arrastando-se obliquamente no leito da calçada por 8,1 metros, apoiada por sua lateral direita, cujo coeficiente de atrito com a superfície da calçada é µ=0,5, transpõe toda a extensão da calçada, impacta contra a murada de proteção no outro extremo da calçada, quebra parte da murada e vem a repousar dependurada na murada, presa por sua roda traseira na estrutura da murada danificada, sendo que havia um desnível de 4 metros entre o piso da calçada e o piso do lote lindeiro adiante. Não havia informação quanto ao motociclista. Os cálculos demonstram que a energia cinética dissipada no arrastamento da motocicleta sobre o leito da calçada corresponde à velocidade de 32 Km/h. Admitindo-se que a dissipação de energia cinética nos danos produzidos na motocicleta e na quebra de parte da murada corresponde à velocidade de 24 Km/h, pergunta-se: qual das alternativas abaixo melhor descreve a velocidade da motocicleta antes do contato com a guia da calçada?
O Sistema de Vucetich, que classifica a impressão digital, está baseado na presença ou não do delta e na sua posição no dedo. O delta é composto por linhas da digital (cristas e vales) que formam um desenho específico, em forma de “triângulo”. Essa classificação dá origem a quatro padrões de impressões digitais.

Suponha que uma pessoa apresente em seus dedos os seguintes padrões:

Polegar direito - verticilo.
Indicador direito - verticilo.
Médio direito - arco.
Anelar direito - presilha interna.
Mínimo direito - arco.
Polegar esquerdo - presilha externa.
Indicador esquerdo - verticilo.
Médio esquerdo - presilha interna.
Anelar esquerdo - presilha interna.
Mínimo esquerdo - presilha externa.

Sua fórmula datiloscópica será: