Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) Considere os seguintes eventos: I. segregação de cromossomos homólogos II. recombinação III. segregação de cromátides irmãs IV. alinhamento dos cromossomos na placa equatorial. Desses, os que ocorrem tanto na mitose quanto na meiose são:
(Concurso Milagres/2018) Uma pesquisadora, ao analisar uma população de borboletas, encontrou indivíduos de asas escuras e indivíduos de asas claras. Ao cruzar machos escuros puros com fêmeas claras puras, ela obteve machos e fêmeas escuros em F1. Quando cruzou os descendentes F1 entre si obteve, em F2, 100% de machos escuros,50% de fêmeas escuras e 50% de fêmeas claras. Em cruzamentos de machos claros puros com fêmeas escuras puras, ela obteve, em F1, machos escuros e fêmeas claras. Cruzando estes F1 entre si, obteve machos e fêmeas escuros e claros na mesma proporção. A partir dos resultados obtidos pela pesquisadora, assinale a alternativa correta quanto ao sexo heterogamético e os padrões de herança e de cor das asas nos organismos citados.
(Concurso Milagres/2018) Um dos primeiros indícios do início da mitose é o aparecimento do centrossomo, uma organela considerada como o centro da organização primária dos microtúbulos, que se irradiam do centrossomo, organizando e coordenando o movimento dos cromossomos durante a multiplicação mitótica celular. O centrossomo é duplicado pela célula durante a interfase, de modo que cada célula filha recebe um ao final do processo de divisão. O centrossomo da maioria das células animais tem um par de centríolos em seu centro e eles se duplicam antes da replicação. À medida que a mitose começa, o centrossomo se parte em dois e ocorre a irradiação dos microtúbulos, ficando cada par de centríolos no interior do(a):
(Concurso Milagres/2018) Márcia e Paulo têm sangue do tipo Rh positivo. Já seus irmãos, Luiz e Cecília, são Rh negativo. Dos quatro irmãos, quais podem ter filhos portadores de doença hemolítica do recém-nascido (Doença de Rhesus)?
(Concurso Milagres/2018) A ocitocina é um hormônio produzido pelo (a) “A”, armazenada e liberada pelo (a) “B”, até que impulsos nervosos sejam transmitidos e a liberem para a corrente sanguínea. É o principal hormônio estimulante da lactação e da contração uterina, por isso, é um medicamento de escolha na indução do parto. No texto acima, “A” e “B” devem ser substituídos, respectivamente, por: