Filtrar


Questões por página:
A Streptococcus mutans é uma bactéria Gram-positiva, com alta capacidade de fermentar açúcares e produzir ácidos que levam à desmineralização do esmalte dentário, resultando na cavitação dentária. Este problema de saúde bucal, associado a essa bactéria, é o(a):
Trata-se de um material odontológico composto por dois elementos principais: um pó branco derivado de um óxido e um líquido à base de um composto orgânico extraído de cravos, que tem propriedades analgésicas e antimicrobianas. Esse material, quando combinado, forma uma pasta, que é amplamente utilizada para fornecer alívio da dor, promover a vedação de cavidades e selar canais durante o tratamento endodôntico. Ele é especialmente eficaz em cimentos temporários e bases para restaurações, além de ser muito utilizado para tratamento de dentes temporários. Qual seria este material?
Com relação às vantagens proporcionadas pela colocação de isolamento absoluto durante procedimentos odontológicos, analisar os itens.

I. Melhora do campo de visão ao dentista operador e auxiliar.
II. Manutenção de campo operatório limpo e seco.
III. Melhora da função e propriedade dos materiais diante de uma região de trabalho isenta de umidade.
IV. Aumento da vulnerabilidade do paciente frente a possibilidade de aspiração ou deglutição de brocas e/ou substâncias químicas corrosivas, como hipoclorito de sódio.

Está CORRETO o que se afirma:
Manchas brancas ativas são consideradas lesões iniciais cariosas e são frequentemente encontradas em dentes decíduos. Visando a preservação da estrutura dentária em odontopediatria, um material dentário pode ser adequadamente usado com a finalidade de remineralizar a estrutura descalcificada. Qual material seria este?

Q45.png (197×153)
Considerando-se que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças bucais, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O consumo de tabaco, seja por cigarros, charutos ou cachimbos, aumenta o risco de câncer nos lábios, língua, boca e garganta.
( ) O consumo de tabaco reduz a probabilidade de desenvolver gengivite.
( ) O tabagismo aumenta o fluxo salivar, diminuindo a chance de mau hálito.