Filtrar


Questões por página:

Uma força constante F = 10N é exercida para puxar um bloco de 5 kg, conforme representação no desenho abaixo. Esse bloco desloca-se ao longo de uma superfície horizontal, percorrendo uma distância X. Nessas condições, a força normal exercida pela superfície sobre o bloco vale (adote g = 10 m /s2):

Imagem associada para resolução da questão

Imagine que uma pessoa está de pé sobre o chão do quarto e que seja P a pressão média exercida sobre o chão, abaixo da sola de seus sapatos. Se a pessoa suspender um dos pés e equilibrar-se em uma perna só, a pressão média passará a ser:

Um bloco de massa de 30 kg encontra-se apoiado sobre o plano inclinado representado na figura abaixo. Os atritos são desprezíveis e a aceleração da gravidade local é 10 m /s2. Em tais circunstâncias, o módulo da força que o fio exerce sobre o corpo é de:

Imagem associada para resolução da questão

Questão Anulada
Ao deslocar-se entre as localidades A e B, um avião percorre a 1ª nona parte do trajeto com velocidade V. O restante do percurso é realizado com velocidade 2V. A velocidade média do percurso total será, portanto, de :

O suor humano apresenta quantidades razoáveis de cloreto de sódio. Há, também, traços de ácido lático, entre outras substâncias. Quando tocamos algum objeto, deixamos nele nossas impressões digitais, que são impregnadas de suor e, portanto, impregnadas de cloreto de sódio. Para visualizar essas impressões, uma das maneiras é borrifar uma solução de nitrato de prata nos objetos analisados. Isso leva à formação de precipitado de cloreto de prata (reação I) que, por posterior fotólise, leva à formação de prata metálica, que revela as linhas da impressão digital na form a de um sólido de cor prateada (reação II). Observe as reações abaixo:

I: NaCl(s) + AgNO3(aq) → NaNO3(aq) + AgCl(s)

II: 2AgCl(s) → 2 Ag(s) + Cl2(g)

As reações apresentadas são classificadas, respectivamente, como: