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“A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.” (Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
Trecho I “[...] a filosofia pretende explicar a totalidade das coisas, ou seja, toda a realidade, sem exclusão de partes ou momentos dela. Assim, a filosofia distingue-se das ciências particulares, que assim se chamam exatamente porque se limitam a explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos. E a pergunta daquele que foi e é considerado como o primeiro dos filósofos – ‘Qual é o princípio de todas as coisas?’ – já mostra a perfeita consciência desse ponto. Portanto, a filosofia se propõe como objeto a totalidade da realidade e do ser precisamente descobrindo qual é o primeiro ‘princípio’, isto é, o primeiro ‘por que’ das coisas.” (Reale,1990. V 1. P 21.)
Trecho II “[...] A filosofia visa a ser ‘explicação puramente racional daquela totalidade’ que tem por objeto. O que vale em filosofia é o argumento da razão, a motivação lógica, o logos. Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: ela deve ir além do ato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. É justamente esse caráter que confere cientificidade à filosofia. Pode-se dizer que esse caráter também é comum às outras ciências, que, enquanto tais, nunca são uma mera constatação empírica, mas também são pesquisas de causas e razões.” (Reale,1990. V 1. P 22.)
Os dois trechos citados anteriormente se referem, respectivamente, a quais conotações da filosofia antiga?
Trecho II “[...] A filosofia visa a ser ‘explicação puramente racional daquela totalidade’ que tem por objeto. O que vale em filosofia é o argumento da razão, a motivação lógica, o logos. Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: ela deve ir além do ato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. É justamente esse caráter que confere cientificidade à filosofia. Pode-se dizer que esse caráter também é comum às outras ciências, que, enquanto tais, nunca são uma mera constatação empírica, mas também são pesquisas de causas e razões.” (Reale,1990. V 1. P 22.)
Os dois trechos citados anteriormente se referem, respectivamente, a quais conotações da filosofia antiga?
A idade representa um fator de risco para Doença Coronariana (DCC), principalmente por causa de sua associação com hipertensão, níveis sanguíneos elevados de lipídios e intolerância à glicose. Após os 35 anos de idade nos homens e após os 45 anos nas mulheres, observa-se um aumento progressivo e dramático nas probabilidades de morrer de DCC. De acordo com o exposto, associe adequadamente as colunas a seguir. (Considere que os números poderão se repetir.)
1. Fator de risco modificável. 2. Fator de risco não modificável.
( ) Padrões de personalidade e de comportamento. ( ) Padrão masculino da calvície. ( ) Homocisteína elevada. ( ) Antecedentes étnicos. ( ) Anormalidades ECG. ( ) Diabetes mellitus. ( ) História familiar.
A sequência está correta em
1. Fator de risco modificável. 2. Fator de risco não modificável.
( ) Padrões de personalidade e de comportamento. ( ) Padrão masculino da calvície. ( ) Homocisteína elevada. ( ) Antecedentes étnicos. ( ) Anormalidades ECG. ( ) Diabetes mellitus. ( ) História familiar.
A sequência está correta em
Cada contração do ventrículo esquerdo força uma onda de sangue através da aorta. Os vasos periféricos não permitem o “escoamento” do sangue para dentro do sistema arterial com a mesma rapidez com que é ejetado pelo coração. Assim sendo, a aorta distensível “armazena” parte do sangue; o que gera pressão dentro de todo o sistema arterial e faz com que uma onda de pressão se desloque da aorta até os ramos mais afastados da árvore arterial. Com relação à pressão arterial sistólica, é INCORRETO afirmar que:
“O movimento nas articulações depende, essencialmente, da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo.” (Dangelo e Fattini,1995.)
“Tipo de articulação também denominado de dobradiça e os nomes referem-se muito mais ao movimento que elas realizam do que à forma das superfícies articulares.” Trata-se de:
“Tipo de articulação também denominado de dobradiça e os nomes referem-se muito mais ao movimento que elas realizam do que à forma das superfícies articulares.” Trata-se de: