Filtrar


Questões por página:

Todo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem direito ao acesso a bens e serviços ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde. Considerando os direitos dos usuários da saúde no nosso país, analise as afirmativas a seguir.

I. O acesso será preferencialmente nos serviços de Atenção Básica integrados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde ou similares mais próximos de sua casa.

II. Toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde.

III. Em caso de risco de vida ou lesão grave será dever do responsável legal pelo usuário a sua remoção para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

No âmbito dos Municípios, a Secretaria de Saúde ou órgão equivalente exerce a direção do Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação à Organização, Direção e Gestão do Município, assinale a afirmativa INCORRETA.

“Em abril de 2017 foi divulgado no canal UOL Notícias, a explosão de casos de sífilis congênita na região da baixada fluminense. De acordo com o site, ‘o Rio de Janeiro é o Estado com a maior taxa de infecção no país, com 12,4 casos a cada mil nascimentos’. Este dado corresponde ao dobro da média nacional.”

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/04/12/baixada-fluminense-enfrenta-explosao-de-sifiliscongenita.htm.)

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e nos casos de sífilis congênita podem surgir sérios problemas de saúde na criança. Sabendo que a assistência de enfermagem inclui a educação do paciente e seus familiares em relação à doença, é necessário que a enfermagem conheça bem essa patologia. Afirma-se corretamente que a transmissão da sífilis congênita ocorre:

A infecção puerperal é compreendida como qualquer infecção do trato genital ocorrida durante o puerpério, podendo acarretar importantes complicações para a mulher ou até mesmo a sua morte. Uma paciente com suspeita de infecção puerperal pode apresentar, entre outras manifestações, a febre puerperal, conceituada por temperatura axilar maior ou igual a 38°C, com duração mínima de dois dias, manifestada:
A Lei Orgânica da Saúde, Lei nº 8.080/1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população em geral e estabelece também, EXCETO: