Filtrar


Questões por página:
O ensino do salto mortal pode assumir diversas características passando por progressões que permitem ao indivíduo dominar esta desafiadora habilidade. Considerando a classificação desta habilidade motora especializada, a partir dos conceitos de complexidade e organização, propostos por Magill (2000), o tipo de prática a ser proposta para este ensino é:
O esporte pode ser conceituado como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes, com o objetivo de comparar resultados. Sobre as características do esporte na dimensão performance/rendimento e do esporte como conteúdo da Educação Física escolar, analise as afirmativas:

I. O esporte rendimento caracteriza-se, entre outros aspectos, por ter como objetivo o máximo rendimento pois visa competição e o esporte conteúdo da Educação Física objetiva o ótimo rendimento respeitando as características individuais.
II. O esporte rendimento ocupa-se com o talento, e portanto, preocupa-se essencialmente com o potencial atlético das pessoas, enquanto o esporte conteúdo da Educação Física ocupa-se com a pessoa, preocupando-se não apenas com seu potencial, mas também sua limitação.
III. O esporte rendimento enfatiza o processo e não o produto, valorizando as experiências formativas, enquanto o esporte, conteúdo da Educação Física, enfatiza o produto, e o resultado do treinamento realizado.

Estão corretas as afirmativas:
Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais maduras não é dependente da idade, mas de numerosos fatores, sendo estes relacionados a tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. A fase do desenvolvimento de padrões motores fundamentais vai progredir a partir de estágios que denotam um maior domínio ao padrão motor. Com relação ao movimento fundamental de arremesso por cima, analise:

1. Braço inclinado para trás na preparação; 2. Cotovelo oposto é elevado para equilíbrio como ação preparatória no braço de arremesso. 3. Cotovelo de arremesso se move para frente horizontalmente enquanto se estende.

As características acima dizem respeito ao estágio de desenvolvimento do arremesso por cima:
O processo de avaliação, longe de se considerar um instrumento de pressão e castigo, deve buscar tornar-se significativa para todos, dinamizando o processo ensino-aprendizagem, considerando os conhecimentos prévios e a construção do conhecimento pelo educando.
Concernente a esta concepção de avaliação e considerando as diretrizes do processo de avaliação contido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB,9394/96) analise as afirmativas:

I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, e no caso da educação infantil, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
III. O processo de avaliação com determinação primordial a determinar em que medida os objetivos foram alcançados, a partir de parâmetros quantitativos e os conteúdos reproduzidos pelos alunos.

Estão corretas as afirmativas:
O professor Luis está organizando-se para dar uma aula de Basquetebol para uma turma de crianças do quarto ano do ensino fundamental, anos iniciais, de ambos os sexos, e ainda não iniciadas na prática deste esporte. O material que o professor tem à sua disposição é considerado satisfatório e o número de alunos é em torno de 20. Tendo em vista estas condições, o procedimento metodológico mais adequado, tendo em vista uma aula desenvolvida sob a premissa da concepção global-funcional de ensino, assinale a alternativa correta.