Filtrar


Questões por página:
Paciente de 12 anos de idade, masculino, apresenta edema generalizado, predominantemente em região ocular e membros inferiores há cerca de 1 semana, que se iniciou cerca de 12 dias após um quadro gripal (sic). Sua pressão arterial variou durante a consulta entre 120 x 84 e 136 x 94. Seu peso corporal é 39 kg e altura de 1,57 m. Refere estar com a urina um pouco espumosa, mas nega alteração de cor na urina. O exame de urina mostra apenas proteinúria 3+/4, a dosagem de proteinúria de 34 horas é de 3,6 g , a determinação do ASLO é positiva e a dosagem de complemento (C3) é normal. O clearance de creatinina é normal. A hipótese menos provável é:
Considere um paciente hipertenso e diabético com 60 anos de idade, com albuminúria de 33 mg/24 horas, com clearance de creatinina estimado pela fórmula CKD-EPI de 59 ml/min, sem outros dados clínicos e laboratoriais relevantes. Com o objetivo de nefroproteção, a conduta menos adequada seria:
Paciente masculino 60 anos, sabidamente diabético e hipertenso há cerca de 10 anos, apresenta em sua avaliação laboratorial depuração de creatinina endógena (estimada pela fórmula CKD EPI) de 68 ml/ min e albuminúria de 28 mg/24 horas. Exames realizados seis meses antes mostravam depuração de creatinina endógena de 70 ml/minuto e albuminúria de 16 mg/24 horas. Apresenta níveis pressóricos abaixo de 140 x 90 mmHg e hemoglobina glicosilada de 6,7%. Faz uso de losartana e de metformina regularmente. De acordo com a classificação atual da doença renal crônica, o paciente seria classificado como:

Paciente de 55 anos, feminina, foi submetida a uma histerectomia por mioma uterino. Houve moderada perda sanguínea durante a cirurgia. No 3º dia pós-operatório, foram constatadas concentrações de hemoglobina de 8,4 g/dl, com a paciente assintomática. A condita correta seria:

Paciente masculino de 75 anos vem fazendo uso regular de metformina, está assintomático, normotenso sem medicação e tem avaliação da função renal normal e ausência de albuminúria significativa. Suas últimas avaliações glicêmicas mostram glicemia de jejum de 122 mg/dL, pico pós prandial (1 hora após a refeição) de 176 mg/dL e hemoglobina glicada de 6,9%. Pode-se dizer que: