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De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, a escola precisa levar em consideração, além da escrita e da oralidade, a linguagem do corpo, que abrangem:

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) As danças, os jogos e as brincadeiras.

( ) As atividades físicas e a dramatização.

( ) A música, o toque e o ritmo.

( ) Os esportes, as atividades físicas, a dramatização.

Assinale a sequência correta:

De acordo com a legislação federal, por meio do Decreto n.69.450 (vigente de 1971 a 1996), estavam dispensados das aulas de Educação Física Escolar:
Assinale a alternativa que contém o trecho que inicia o texto abaixo: _____________________________________________ __________. Sua inserção no currículo do curso primário da escola pública mineira, por exemplo, no começo do século passado, em 1906, foi motivada pela idéia de que ela seria capaz de higienizar, disciplinar e corrigir os corpos das crianças que freqüentavam as escolas como uma prática ortopédica eficiente para endireitar o que era considerado torto, empenado, tosco, buscando-se, com ela, a consolidação de uma nova ordem escolar, além do preparo dessas crianças (especialmente as empobrecidas) para a vida no meio urbano e para o trabalho.

Assinale a alternativa com as palavras que, em sua sequência, completam as lacunas do texto corretamente:

Os princípios de __________ que se acercam a cada dia do cotidiano “comum”, passando mesmo a constituí-lo, deixam patente a produção de necessidades ______________, normatizadas, essencialmente, pelos discursos totalitários da saúde, do embelezamento e da juventude. Nesse contexto, os cuidados com o corpo mediados pelas técnicas do treinamento desportivo de forma nenhuma visam “limitar” as potencialidades corporais, mas, ao contrário, procuram acelerá-las no sentido de uma pedagogia do corpo capilar, cujos componentes incluem também as cirurgias plásticas, as dietas, a relação com as drogas, os imperativos da beleza, enfim, a cultura centrada no _____________ desamparado de sua condição subjetiva.

A respeito do conhecimento matemático, considere as seguintes afirmações. I. É importante que tanto alunos como professores tenham, em algum grau, conhecimento acerca da história da matemática, pois este auxilia no processo de contextualização do conhecimento. II. Por ser um tipo de conhecimento que pouco envolve a mediação social, a matemática precisa ser contextualizada de modo adequado no ambiente escolar, para que os alunos sintam-se motivados. III. O processo de aprendizagem da matemática contribui para o desenvolvimento de funções psicológicas, tais como análise, síntese, comparação, abstração e generalização. São verdadeiras: