Filtrar


Questões por página:
A glicogenose tipo II é causada por variantes patogênicas bialélicas no gene GAA, localizado no cromossomo 17q25.2-q25.3, e, em consequência, existe atividade deficiente da alfa glicosidase ácida, e a deficiência dessa enzima leva a um acúmulo de glicogênio dentro dos lisossomos e do citoplasma de múltiplos tecidos.

Dentre os sinais e sintomas da suspeita dessa doença em uma fase tardia, encontra-se
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada por um bacilo que acomete a pele e os nervos periféricos. Apresenta maior prevalência em populações que vivem em condições de vulnerabilidade social, e a detecção precoce da doença pode prevenir incapacidades físicas. A taxa de detecção geral de casos novos de hanseníase (por 100.000 habitantes) mede a magnitude e a tendência da endemia.

Dentre as regiões do Brasil onde ocorrem as maiores taxas de detecção que configuram parâmetros hiperendêmicos, em ordem decrescente, estão
A dengue é endêmica no Brasil, com a ocorrência de casos durante todo o ano, apresentando padrão sazonal, quando são observados o aumento do número de casos e um risco maior para epidemias, principalmente, em períodos chuvosos.

Para classificar a dengue no grupo C, segundo a classificação de risco e manejo do paciente, são necessários os seguintes sinais e sintomas:
O Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, está introduzindo o rastreio com testes point-of-care (ou seja, com resultado na mesma hora e no mesmo local do atendimento) como estratégia para reduzir a mortalidade por aids no país, no intuito de intensificar a política de tratamento da aids na presença de imunossupressão grave.

O esquema preferencial inicial para o tratamento, segundo o PCDT 2024, deve conter Lamivudina, Tenofovir e
A etiologia da otite média aguda pode ser viral ou bacteriana. As infecções virais são quase sempre complicadas por infecção bacteriana secundária.

Com relação aos aspectos clínicos e epidemiológicos, constata-se o seguinte: