Filtrar


Questões por página:
De acordo com Bersch et al. (in Schirmer et al.,2007) a plasticidade do Sistema Nervoso acontece no curso do desenvolvimento neurológico. Durante o 1° ano de vida da criança, percebem-se alterações constantes de sua expressão motora com progressivo incremento de habilidades. Essa evolução normal corresponde às aquisições do desenvolvimento motor normal, determinado filogeneticamente, ao longo da evolução. A qualidade de oportunidades e experiências da criança interfere de uma forma ou de outra em sua evolução.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para o que ocorre, de acordo com as autoras, no caso de pessoas que sofreram lesões neurológicas.
De acordo com Amorim e Alves (2008), para o desenvolvimento de uma criança cega, é importante atender a suas necessidades educacionais específicas, como trabalhar os requisitos prévios para aprendizagem em braille. Para essas autoras, são necessários alguns pré- -requisitos, como noções de espaço e tempo; percepção das relações espaciais e noções básicas de tamanho e formas.

Assinale a alternativa relacionada às noções básicas de formas e tamanhos com base nas autoras.
Amorim e Alves (2008) escrevem que a ausência da visão, por si só, não impõe limitações à possibilidade de estabelecer relações socias e interagir com o mundo, bem como não impossibilita responder aos estímulos do ambiente.

No entanto, na perspectiva das autoras, a falta da visão traz consequências para a criança cega, por exemplo:
Especialistas intensificam a importância da motricidade para o desenvolvimento infantil e determinadas aprendizagens condicionadas a ela. Bassedas (1998) explicita as relações entre motricidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, e afirma que: “No decorrer dos primeiros seis anos de vida, há algumas mudanças muito grandes em relação a tudo que se refere à capacidade de movimento dos seres humanos”. Essa informação ressalta a importância de duas situações de responsabilidades dos educadores infantis em sua prática:

Para Bassedas (1999) a atual visão da psicologia construtivista e socioconstrutivista, ao considerar o desenvolvimento e a aprendizagem relacionados com a maturação, na etapa de zero a seis anos leva à seguinte conclusão: “é preciso entender que as situações de aprendizagem que planejamos servem para que a criança possa amadurecer.”

sso muda o que se acreditava, no meio educacional, e tem, segundo essa autora, “implicações educativas”, tais como: