Filtrar


Questões por página:
Em um laboratório temos dois reagentes líquidos, A e B. O reagente A tem efeito tampão e o reagente B não possui essa propriedade e ambas possuem pH = 5,00. Uma amostra de 100 ml do reagente A foi disponibilizada a um técnico e outra amostra de 100 ml do reagente B foi disponibilizada a outro técnico. Foi solicitado para que ambos realizassem a adição de 10 ml da de uma solução de KOH(aq) concentrado em cada uma das amostras, e posteriormente fosse analisado o pH das amostras. Qual será o resultado do pH para as amostras A e B?
O agente ativo dos alvejantes de uso doméstico é o íon hipoclorito, ClO- . Nos processos de branqueamento, ocorre a seguinte reação:
Imagem associada para resolução da questão
De acordo com a teoria das reações de oxirredução, agentes oxidantes e redutores, podemos afirmar que nessa reação química, presente em nosso cotidiano:
Os Trihalometanos (THM’s) são grupos de compostos, cujo nome refere-se ao metano (CH4), pois sua cadeia apoia-se no carbono que é ligado com 1 Hidrogênio e 3 halogênios. Os THM se formam em processos de desinfecção das águas para consumo humano que utilizam cloro e são nocivos à saúde. Em grandes concentrações podem provocar transtornos no sistema reprodutivo, aborto espontâneo e até câncer, em maior propensão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Considerando a definição acima, alguns elementos que podem se ligar ao metano para a formação desse composto são:
Observe a seguinte reação química de formação do cloreto de ferro liquido a partir de ferro sólido
Imagem associada para resolução da questão
Podemos classificar essa reação química como:
Qualquer laboratório químico é um local em que podem existir objetos e materiais potencialmente perigosos, mesmo que você não esteja mexendo diretamente com eles. Portanto, a possibilidade de acontecer um acidente existe e não é desprezível. De acordo com as normas de segurança em laboratórios, considera-se incorreto: