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Os instrumentos ou ferramentas de análise estratégica surgiram com o objetivo de operacionalizar os modelos de análise ambiental e tornar possível a formalização de conceitos teóricos. Há alguns instrumentos de estratégia utilizados para o monitoramento do ambiente das organizações. NÃO se aplica como um destes instrumentos:
Segundo o pensamento de Charles Handy, as organizações federais são o inverso das organizações tradicionais. A iniciativa, o impulso e a energia vêm sobretudo das partes, com o centro sendo uma força influente, relativamente menor. O centro não dirige ou controla tanto quanto coordena, aconselha, influencia e sugere. Nestes casos, os poderes do centro lhe são conferidos pelos grupos distantes, em uma espécie de delegação:
“As redes sociais da Prefeitura de uma das capitais brasileiras dão uma lição de conteúdo e relacionamento com o cliente na internet. A “Prefs”, como carinhosamente é chamada por seus fãs, não apenas responde, mas também se relaciona, conversa e cria diálogos em uma linguagem adaptada a seu público-alvo. A página da Prefeitura no Facebook consegue unir informações acerca de questões públicas com uma linguagem leve e criativa, propiciando o envolvimento do público sem tornar o assunto, de maneira nenhuma, algo maçante e cansativo. Isso é humanizar a marca e adequar-se para atender o público, criando laços e proximidade.” A qual Prefeitura o trecho se refere?
Segundo a conhecida escritora e professora universitária Maria Sylvia Zanella Di Pietro, há consenso entre os doutrinadores de que as autarquias possuem as seguintes características, EXCETO:
A falta de uniformidade na área da estratégia corporativa não se aplica apenas à ausência de consenso sobre os termos. Os escritores da área tendem a assumir diferentes pontos de vista a respeito de como a estratégia ocorre de fato nas organizações. Um dos autores que vêm dedicando energia a essa discussão é Henry Mintzberg que, em parcerias com outros pensadores, fez uma revisão dos trabalhos na área que constatou dez diferentes visões ou “escolas” no entendimento da estratégia em organizações. Dentre essas escolas observadas, qual delas estabelece a formação da estratégia como um processo de negociação?