Filtrar


Questões por página:
O “Brasil gasta quase quatro vezes mais com sistema prisional em comparação com educação básica. Cada preso custa, em média, R$ 1,8 mil por mês aos cofres públicos, enquanto um aluno da educação básica custa R$ 470,00.” (BOTELHO, MACIEL,2022). Sociólogos como Loïc Wacquant apontam que a questão da violência não se limita a questões de cunho pessoal, como o “caráter”, mas estaria intrinsicamente relacionada com fatores de ordem social, como:
A “ilusão da neutralidade e independência do sistema escolar em relação à estrutura das relações de classe que se pode chegar a interrogar (...) contribui ainda para ocultar ao desviar-se da interrogação sobre a eliminação sem exame”. (BOURDIEU; PASSERON,1982, p.153). A referida citação de Pierre Bourdieu acerca do sistema de ensino leva ao entendimento que a escola dá uma contribuição à reprodução social, na medida em que:
Povos e comunidades tradicionais, com perspectivas diferentes de mundo, como os indígenas, têm fornecido contribuições e reflexões importantes sobre a necessidade urgente de mudanças na relação ser humano e natureza. De diferentes modos, todos eles têm apontado o abismo colossal na preservação dos recursos naturais para as próximas gerações, e os danos irreversíveis causados pelos seres humanos ao planeta Terra. No Brasil, uma das principais vozes no debate é a do intelectual indígena brasileiro Ailton Krenak (1953-), que:
A cultura contemporânea, intensamente mediada pelas redes sociais, revela-se como um campo de ambivalências, marcado por contradições intrínsecas que afetam tanto os indivíduos quanto as estruturas sociais. As plataformas digitais favorecem a ampliação da expressão subjetiva, e também se mostram vulneráveis a práticas de segmentação ideológica. Nesse contexto, cabe refletir sobre as complexas implicações dessas dinâmicas na configuração das relações sociais e culturais contemporâneas. Através deste contexto, assinale a alternativa correta sobre a relação entre Cultura e Redes Sociais.
No contexto das dinâmicas da sociedade neoliberal contemporânea, a violência urbana é compreendida como um fenômeno social de natureza multifacetada, profundamente imbricado nos mecanismos de controle social, exclusão e desigualdade estrutural. Este fenômeno é amplificado por estratégias políticas que, ao invés de buscar soluções integradoras, potencializam as distâncias sociais, tendo a violência como uma manifestação do projeto de reestruturação do Estado e do mercado. A partir deste entendimento, assinale a alternativa correta.