Questões de Concurso
Filtrar
7.060 Questões de concurso encontradas
Página 178 de 1.412
Questões por página:
Questões por página:
Ao longo da história, diferentes modos de lidar com o gênero e a sexualidade existiram. Sobre os estudos de gênero, um trabalho precursor surge até antes do uso do termo, com base nas pesquisas feitas pela antropóloga estadunidense Margaret Mead (1901-1978). Em Sexo e temperamento em três sociedades primitivas, com primeira edição em 1935, Mead compara três culturas, arapesh, mundugumor e tchambuli, em Papua Nova Guiné. Mead observou que os temperamentos (personalidades) relacionados a mulheres e homens nessas sociedades eram bastante distintos até mesmo da sociedade da qual ela fazia parte, a sociedade estadunidense. O estudo levou à conclusão de que gênero e suas diferenças são uma construção cultural. A respeito do entendimento das definições de gênero e sexualidade nas ciências sociais, é correto afirmar que:
A crise estrutural das políticas públicas e a ascensão das concepções neoliberais promoveram uma reconfiguração paradigmática acerca da gestão do envelhecimento no Brasil, o que reflete não apenas uma mudança nos arranjos institucionais, mas também na compreensão da velhice como um fenômeno socialmente construído. Neste sentido, assinale a alternativa correta.
A Indústria Cultural “possibilitou, no século XX, a criação e o funcionamento das sociedades totalmente administradas, que já não precisam se empenhar em justificar suas prescrições e imposições: a massa dos consumidores tende a aceitá-las passivamente...” (KONDER,2002, p.84). A respeito da Indústria Cultural e de seus críticos, aponte o item correto.
Na década de 1920, o sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947) fez a distinção entre “ideologia” e “utopia”, em sua obra publicada em 1929, Ideologia e utopia. Mannheim afirmou que utopias seriam ideias, concepções ou teorias que aspiram à construção de outra realidade social. Acompanhando, de modo geral, o sentido empregado por Mannheim para ideologia, é correto afirmar que:
Fundada no início do século XX, a “Escola de Frankfurt é conhecida por desenvolver a Teoria Crítica da Sociedade, que se distingue da Teoria Tradicional por sua abordagem dialética e crítica” (SENO,2024). Como principais teóricos da escola, estão intelectuais como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Erich Fromm. Com relação às posições teóricas e/ou obras dos integrantes desta escola, marque a alternativa correta.