Filtrar


Questões por página:

“No Brasil, as queimadas não param. Mas há uma questão óbvia: a população não para de colocar fogo. E, com uma condição climática que favorece a propagação, o resultado é absurdo. Então, há uma falha na fiscalização, principalmente porque há uma detecção por satélite quase em tempo real e as informações estão disponíveis para uso. O monitoramento por satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) consegue diagnosticar todos os focos de incêndio que tenham pelo menos 30 metros de extensão por 1 metro de largura. No Rio Grande do Norte em 2016, foram detectados 439 focos de queimadas.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/queimadas-crescem-275-e-brasil-registra-2-pior-ano-desde-1999.html.)

Em relação às queimadas e às sanções legais a elas relacionadas, assinale a única alternativa correta.

Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão

Este ponto turístico e histórico de Natal é um dos mais importantes da cidade. O Forte dos Reis Magos guarda uma grande herança sobre a história da cidade e sua fundação. Sobre esse forte é correto afirmar que:

“‘Duas Unhas de Queijo’ é o livro que resgata a história dos queijos artesanais brasileiros. Segundo o autor, ‘Depende do clima, da altitude, da espécie de pastagem, da forma de manejo, da raça do gado, e, evidentemente, do saber fazer passado de geração a geração’. (João Castanho) Foi atrás dessas peculiaridades que o jornalista João Castanho Dias percorreu o país para mostrar, em primeira mão, os mais tradicionais queijos manufaturados por pequenos produtores."

(Disponível em: http://www.goiabadademarmelo.com.br/2017/02/duas-unhas-de-queijo-livro-resgata.html.)

Apesar de não entrar como capítulo, o Rio Grande do Norte está contemplado entre as “curiosidades” iniciais do livro quando é citado. Trata-se do queijo de coalho e manteiga, uma delícia tradicional do estado, característico principalmente da seguinte região:

“A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está investigando um caso suspeito de febre amarela de um paciente residente no município de Venha-Ver, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Diante da situação epidemiológica do Brasil em relação à febre amarela, os profissionais de saúde do RN são orientados a notificar os casos suspeitos da doença de forma imediata, conforme determinação do Ministério da Saúde.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/02/secretaria-de-saude-investiga-caso-suspeito-de-febre-amarelano-rn.html.)

A febre amarela é largamente conhecida por todos nós, brasileiros. Sabemos que é causada por um vírus, inoculado em nosso corpo pela picada de um mosquito. Fala-se em febre amarela urbana e silvestre. Sobre essas duas modalidades, assinale a afirmativa correta.

“Integrantes de movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores de várias áreas protestaram, em Natal, contra as reformas da previdência e trabalhista, além do projeto de terceirização do trabalho. De acordo com os organizadores, 25 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Rodoviária Federal estima que eram 8 mil pessoas no protesto.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/03/natal-tem-protesto-contra-reformas-da-previdencia-e-trabalhista.html.)

Os protestos referentes à Reforma da Previdência assolam o Brasil todo. Acerca das regras vigentes para aposentadoria e daquelas que são preconizadas pela reforma previdenciária, analise as afirmativas a seguir.

I. Em ambas, na lei vigente e na reforma, prevalece como regra básica para aposentar, apenas o critério da idade.

II. A proposta do governo para a Reforma da Previdência exigirá que homens e mulheres tenham 65 anos de idade para se aposentar.

III. Na reforma, extingue-se a igualdade de gênero (que funciona atualmente), tanto na idade, quanto no tempo de contribuição para a aposentadoria.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)