Filtrar


Questões por página:

Texto III

    A cronologia do golpe militar de 31 de março de 1964 provavelmente teria sido outra sem o Comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Realizado há exatos 50 anos, o ato consolidou a guinada à esquerda do então presidente João Goulart – e desatou a contagem regressiva para a derrocada do seu governo.
    O dia 13 de março não foi importante apenas pelos discursos inflamados. Horas antes do evento, Jango (1919 – 76) assinara dois decretos. O primeiro permitia a desapropriação de terras numa faixa de dez quilômetros às margens de rodovias e barragens.
    O outro decreto transferia para o governo o controle de cinco refinarias de combustíveis que operavam no país.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1424618-comicio-da-centraldo-brasil-selou-guinada-de-jango-a-esquerda.shtml

Assinale a única opção correta quanto aos sentidos atribuídos aos verbos que compõem o texto.

Texto II

“No conflito entre a Constituinte e o presidente, aquela não pôde remontar à eleição geral como sua origem, pois a partir desta se podia apelar para o sufrágio universal. Ela não pôde se apoiar em nenhum poder regular, pois se tratava da luta contra o poder legal. Ela não pôde derrubar o ministério por meio de votos de desconfiança, como voltou a tentar nos dias 6 e 26 de janeiro, porque o ministério não requeria a sua confiança. Sobrou uma única alternativa: a da insurreição."

Karl Marx. As lutas de classes na França de 1848 a 1850. São Paulo: Boitempo, 2012, p.87 e 88.

Assinale a opção na qual não se afirma a correta relação entre o pronome e a unidade sintática a que ele se refere por meio do processo de coesão textual.

Os excertos abaixo compõem parte do texto Ideologia e voto, de André Singer, no entanto estão desordenados. Ordeno-os, numerando as frases abaixo, de modo a compor um texto coeso e coerente. Em seguida, assinale a opção correspondente à correta sequência dos excertos:

( ) Por isso, o item referente aos sindicatos é importante.

( ) Não é casual que, entre os dez temas elencados pelo Datafolha, este seja o que mais divide o público, com metade considerando negativa a instituição sindical.

( ) Nos trabalhos que realizei a partir de 1990, pude constatar que os assuntos que mais dividem a esquerda da direita no Brasil são os que dizem respeito à ordem.

( ) Por meio dele pode-se medir como o indivíduo se coloca perante a organização de base para a defesa de interesses que, na ordenação capitalista, são subordinados.

( ) Enquanto a esquerda apoia posições que implicam contestação do ordenamento estabelecido, a direita tende a reforçá-lo.

mostrar texto associado

Nos excertos abaixo, procedeu-se à substituição dos verbos em destaque, buscando-se preservar o sentido original do texto. Contudo, uma dessas substituições prejudicou o sentido original, já que a carga semântica do verbo substituto não guarda similaridade com o sentido que determina o verbo substituído. Assinale, pois, a opção em que a substituição de termos comprometeu o sentido original.

mostrar texto associado

“Os países que podem espionam uns aos outros; não raros e não propriamente democráticos espionam seus próprios cidadãos, em nome da defesa nacional, eufemismo para proteção do sistema de poder vigente e dos interesses econômicos a ele atrelados." (§ 2º.)

No excerto em destaque, o autor lança mão do termo “eufemismo" porque tal figura de linguagem se caracteriza: