Filtrar


Questões por página:
A qual autor(a) da literatura brasileira de fase nacional se refere o excerto a seguir?
“Os heróis d’A Moreninha” são quatro estudantes de medicina; as senhoras são filhas ou esposas de comerciantes. N’O moço loiro, duas famílias esteiam a narrativa; a primeira, modesta, de um funcionário algo ridículo, com uma mulher e uma filha porfiando em brilhar na sociedade, em aparecer e dar festas. Outra, de comerciantes opulentos e dignos, mas cheia de mistérios e encrencas que dinamizam a narrativa toda, e à qual pertencem o herói e a heroína. O vilão e o subvilão são comerciante o primeiro, caixeiro o segundo. E assim vai tudo. Alguns de seus romances patenteiam, mais que outros, esta fidelidade ao sistema das posições e relações na sociedade do tempo. Se em muitos deles tudo gira em torno do amor, não é apenas porque o romancista leva em conta o público feminino, ou porque o sexo constitua um fulcro na literatura. Analisando o tipo de amor que descreve, veremos que na base das complicações sentimentais – namoricos, faniquitos, intriguinhas, negaceios – há uma infra-estrutura determinada pela posição da mulher, nessa sociedade acanhada de comerciantes, funcionários e fazendeiros, onde ela era um dos principais transmissores de propriedade, um dos meios de obter fortuna ou qualificação. Daí os combates que se travam ao seu redor e cuja verdadeira natureza vem descrita em Rosa.”
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos.6ª ed. v.2. Belo Horizonte: Itatiaia,2000.
“A idéia e o termo classicismo, não é inútil lembrar, são muito recentes em francês. O termo só apareceu no século XIX, paralelamente a romantismo, para designar a doutrina dos neoclássicos, partidários da tradição clássica e inimigos da inspiração romântica. Quanto ao adjetivo clássico, ele existia no século XVII, quando qualificava o que merecia ser imitado, servir de modelo, o que tinha autoridade. No final do século XVII, designou também o que era ensinado em sala de aula, depois, durante o século XVIII, o que pertencia à Antigüidade grega e latina, e somente ao longo do século XIX, emprestado do alemão como antônimo de romântico, designou os grandes escritores franceses do século de Luís XIV.”
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria – literatura e senso comum (trad. Cleonice Paes Barreto Mourão). Belo Horizonte: Editora da UFMG,1999.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma obra do Classicismo e uma do Romantismo escritas em língua portuguesa.

Leia o meme a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



ARTES DEPRESSÃO.07 de março de 2016. Disponível em: https://pbs.twimg.com/media/Cc8yc8_W4AAOHOn?format=jpg&name=small. Acesso em: 20 mar.2023.



Analisando-se o contexto sintático da partícula SE presente nesse meme, pode-se dizer que ela funciona como

Leia o fragmento a seguir.
“Recém-reconhecida pela ciência, a preguiça-de-coleira do Sudeste (Bradypus crinitus) poderá perder até 7 mil km² de áreas adequadas a sua sobrevivência, caso nenhuma medida de regeneração florestal seja tomada. Este cenário poderá ser ainda mais grave, uma vez que o desmatamento na Mata Atlântica vem aumentando consideravelmente em quase todos os estados de ocorrência desse importante domínio florestal brasileiro.
O nome ‘preguiça-de-coleira’ relaciona-se com a presença de uma juba na região dorsal do animal, de pelagem mais escura e lisa. Daí vem seus outros nomes populares: preguiça-preta e aípixuna, em tupi (a’i = preguiça, pi’xuna = preta). [...]”
CIÊNCIA HOJE. Seção “Resultados Imediatos”. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo_category/resultados-imediatos/. Acesso em: 25 mar.2023.

Os plurais de preguiça-de-coleira e de preguiça-preta são

Leia os textos apresentados a seguir.



TEXTO I

Imagem associada para resolução da questão



COALA, Fábio. Mentirinhas #1966.15 de março de 2023. Disponível em: https://mentirinhas.com.br/mentirinhas-1966/. Acesso em: 24 mar.2023.



TEXTO II

“Bruce Wayne é um bilionário americano, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Sua história teve início após testemunhar o assassinato de seus pais ainda quando criança, o que o fez jurar vingança contra os criminosos e treinar todos os dias sozinho, além de criar um personagem baseado em um morcego para combater o crime. Foi aí que surgiu Batman, o super-herói da cidade de Gotham.”


BRUCE Wayne. Canaltech, s/d. Celebridade. Disponível em: https://canaltech.com.br/celebridade/bruce-wayne/. Acesso em: 20 mar.2023.


Observando-se o texto I, percebe-se que ele faz referência a um personagem do imaginário popular de super-heróis da contemporaneidade. Em termos de texto, esse tipo de referência é chamado de