Filtrar


Questões por página:
Com base nos princípios que norteiam a organização do ensino no Brasil, conforme disposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/1996), faça a correlação entre os princípios educacionais listados na Coluna A e suas respectivas definições apresentadas na Coluna B:

COLUNA A

1. Gestão democrática do ensino público. 2. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. 3. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 4. Valorização do profissional da educação.

COLUNA B

( ) Garante que a educação esteja acessível a todos, independentemente de classe social, raça, gênero ou qualquer outra condição, combatendo disparidades educacionais.
( ) Pressupõe mecanismos de participação da comunidade escolar na tomada de decisões, incluindo eleição de diretores e participação da comunidade em colegiados e conselhos escolares.
( ) Engloba a formação continuada, a remuneração condizente e condições adequadas de trabalho aos operadores da educação, reconhecendo sua importância na qualidade do ensino.
( ) Defende a coexistência de diferentes perspectivas pedagógicas e metodológicas no ensino, promovendo o debate e a diversidade de abordagens educacionais.

Assinale a alternativa com a sequência correta da correlação:
A Pedagogia da Infância baseia-se em princípios que reconhecem a criança como um sujeito ativo no processo de aprendizagem, valorizando suas singularidades, potencialidades e necessidades. Dentre os princípios basilares dessa abordagem educacional, destacam-se os seguintes, com exceção de um. Assinale-o:
Visualizar Questão Comentada
Considerando as premissas fundamentais da teoria sociocultural de Lev Vygotsky (1896-1934), que, conforme o próprio nome indica, destacam a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo das crianças, julgue as asserções a seguir como pertinentes (P) ou não pertinentes (N):

( ) Visto que a aprendizagem não é apenas um processo individual, mas também um processo social que ocorre por meio do compartilhamento de experiências e da comunicação constante com outras pessoas, a interação com pais, professores e colegas apresenta caráter secundário na construção do conhecimento na educação infantil.

( ) As crianças internalizam o conhecimento por meio de instrumentos culturais, tais como a linguagem, os símbolos e as ferramentas sociais, sendo a linguagem, em particular, o principal meio de mediação, pois é por meio dela que as crianças organizam seu pensamento, resolvem problemas e interagem com o mundo ao seu redor.

( ) O equilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação é fundamental para o desenvolvimento de estruturas cognitivas mais complexas, permitindo que a criança construa ativamente seu conhecimento, ajustando suas percepções e conceitos à medida que interage com o ambiente, ação determinante para o desenvolvimento cognitivo segundo a Teoria Vygotskiana.
( ) O professor ou adulto desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, não só como transmissor de conhecimento, mas também como facilitador da aprendizagem, razão por que deve orientar a criança por meio de diálogos e atividades que estimulem desafios cognitivos compatíveis com sua zona de desenvolvimento proximal.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
Visualizar Questão Comentada
Para Bakhtin (1988), os gêneros textuais se definem como famílias de textos relativamente estáveis que circulam em determinadas esferas da atividade humana. Essas famílias textuais compartilham três características distintivas: temática definida, estilo de linguagem e estrutura composicional própria. A partir dessa referência, analise as alternativas abaixo e identifique aquela em que houver incompatibilidade entre o gênero textual indicado e sua respectiva definição:
Visualizar Questão Comentada
Na primeira etapa da educação básica, e de acordo com os eixos estruturantes da educação infantil — interações e brincadeira —, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que todas as crianças tenham condições de aprender e de se desenvolver (BNCC,2018). Esses seis direitos compreendem:

1. Conviver e Brincar. 2. Protagonizar e Movimentar-se. 3. Participar e Explorar. 4. Desenvolver-se e Qualificar. 5. Expressar e Conhecer-se. 6. Conversar e Quantificar.

Assinale:
Visualizar Questão Comentada