Filtrar


Questões por página:
Imagine um quebra-cabeça que você precisa montar as peças corretamente para diagnosticar febre reumática. Qual alternativa abaixo tem uma “peça” ERRADA para diagnosticar um caso suspeito de febre reumática?
Pré-escolar é levado à emergência após crise de hipóxia. Depois de colocar o paciente na posição joelho-peito, administrar oxigênio, além de infusão de soro fisiológico, sem melhora. Sabe-se que, diante deste quadro, a abordagem gradual, rápida e agressiva deve ser priorizada.
Qual seria a próxima conduta a ser tomada neste caso?
Lactente, com diagnóstico de Tetralogia de Fallot, apresenta cianose mínima. Evoluiu com febre, tosse e subitamente apresentou cianose intensa. Baseando-se nas características fisiológicas da Tetralogia de Fallot, as manifestações clínicas dependem, principalmente, da(do)
A prevalência de ITU em crianças menores de dois anos que apresentam febre tem sido objeto de estudos prospectivos e meta-análises. Em torno de 7% dos pré-escolares e escolares apresentam febre e varia com a idade, a raça, o sexo e a circuncisão prévia.
Assinale a alternativa CORRETA sobre ITU.
Um escolar de oito anos é atendido em uma UBS, com dor abdominal há três semanas, que cedeu espontaneamente. Há dois dias apresenta desconforto respiratório e sibilância. A genitora nega crises de dispneia ou sibilância prévias. O médico solicitou hemograma, que demonstrou anemia microcíticas hipocrômica discreta e eosinofilia relativa e absoluta moderada.
Qual é o agente parasitário mais provável para o caso?