Filtrar


Questões por página:
Um transformador de corrente (TC), instalado no posto de medição, foi dimensionado para atender o equipamento de medição de uma carga trifásica cujo consumo é de 3.600 kVA, em 13 kV, e supondo-se que a relação de transformação do TC seja igual a 300-5, é CORRETO afirmar que a corrente, no secundário, (Is) será igual a:
Caso um gerador síncrono viesse a perder o sincronismo, pode-se afirmar que:

Considerando as seguintes afirmativas, com relação à geração de energia elétrica:


I. O processo de funcionamento de uma termelétrica está baseado na conversão de energia térmica em energia mecânica e desta, através de processos eletromagnéticos, em energia elétrica;

II. As PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), quanto à capacidade de regularização do reservatório, são do tipo a fio d’água, de acumulação com regularização diária do reservatório e de acumulação com regularização mensal do reservatório;

III. As CGH (Centrais Geradoras Hidrelétricas) são usinas que utilizam o potencial hidrelétrico para a produção de energia elétrica, com potência instalada de até 5MW.


Assinale a alternativa CORRETA.

Um sistema de energia elétrica é composto por três barras, barras 1,2, e 3, interligadas entre si, por linhas de transmissão idênticas de admitância série 0,25 – j1,5 pu e susceptância capacitiva em cada extremidade da linha de j0,2 pu. O elemento Y33 da matriz admitância nodal, em pu, é:
Um transformador de corrente é utilizado na saída de um cabo de alimentação para reduzir a corrente elétrica a um valor seguro que possa ser medido por um amperímetro analógico. Possui como característica uma relação de transformação nominal (relação entre o número de espiras do secundário para o número de espiras do primário) igual a 240 e um fator de correção de relação dado por FCR=1,025. Com base nessas informações e assumindo-se que o amperímetro registre uma corrente RMS igual a 7,0 A, é correto afirmar que o valor da corrente, em RMS, através do cabo de alimentação, estará compreendido entre: