Filtrar


Questões por página:
Ailton Krenak, pensador indígena brasileiro, tem alertado que a humanidade se afastou da Terra, tornando-se uma “filha desnaturada” ao romper a relação de cuidado com o solo e a vida. Já Ana Maria Primavesi, agrônoma e pioneira da agroecologia no Brasil, destacou que a saúde do solo, sua vida microbiana, matéria orgânica e capacidade de regeneração é a base para o desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.
Nesse contexto, valorizar a força do solo significa
Um município da região amazônica enfrenta pressões de expansão agropecuária e desmatamento em Áreas de Preservação Permanente (APPs). O gestor ambiental foi questionado pelo Ministério Público sobre a ausência de instrumentos de governança ambiental que integrem sociedade civil, setor produtivo e órgãos públicos na proteção dos recursos naturais.
Considerando a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000) e o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), a medida que representa um mecanismo correto de governança ambiental aplicável a esse caso é a
Durante uma reunião comunitária, um gestor ambiental foi questionado sobre as características e os objetivos de diferentes categorias de Unidades de Conservação (UCs) no Brasil, regulamentadas pela Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
Com base nessa situação, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) A Reserva Extrativista é de domínio público, com uso concedido às populações tradicionais, permitindo visitação e pesquisa científica mediante regras específicas, sendo classificada como Unidade de Uso Sustentável.

( ) A Área de Relevante Interesse Ecológico é formada apenas por terras públicas, destinada a preservar ecossistemas frágeis de pequena extensão e, por isso, está na categoria de Proteção Integral.

( ) O Refúgio de Vida Silvestre pode ser constituído por áreas particulares, desde que compatibilize conservação e uso sustentável, sendo a visitação e a pesquisa submetidas a normas específicas.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Uma empresa de base florestal recebeu autorização para exploração sustentável de espécies nativas em regime de concessão pública. Durante a análise do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), o órgão competente determinou a aplicação de critérios de manejo espécie a espécie.
Com base nesse conceito, o manejo espécie a espécie corresponde a
Uma empresa recebeu concessão florestal nos termos da Lei nº 11.284/2006 e apresentou um Plano de Manejo Florestal Sustentável para sua área de exploração de 100 hectares.
Com base nessa situação, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeira (V) ou falsa (F):

( ) A Autorização de Exploração é um documento expedido pelo órgão competente que autoriza o início da exploração da Unidade de Produção Anual e especifica o volume máximo por espécie permitido, com validade de 3 anos.

( ) A Unidade de Produção Anual é a subdivisão da área de manejo florestal e áreas de preservação permanente como margens de rios podem ser exploradas caso estejam incluídas no inventário e possuam certificação.

( ) Informações sobre espécie, localização, diâmetro mínimo e volume são cadastradas no inventário florestal do Ibama e no Sistema de Cadeia de Custódia (SCC), permitindo rastrear a origem da madeira e garantir que não provém de desmatamento ilegal.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é